logotipo_litura


Artigos e Comunicações por ordem alfabética
        

Foram encontratos 129 registros, página 10 de 13
Objeto e desejo em tempos de overexposição
Interroga-se a tristeza a partir da retomada lacaniana da teorização do luto por Freud. Delimitam-se, a seguir, as bases de uma teoria lacaniana da perda, localizando a importância do objeto a e destacando-se sua função de causa do desejo e seu lugar na atualidade (parte deste texto foi retomada em meu livro “Restos – uma introdução lacaniana ao objeto da psicanálise”).
On science – myths and topology
Versão em ingles, do texto “Clínica psicanalítica, ciência e pesquisa”.
Os destinos do extremo
Apesar de a fundação de si declinar-se, muitas vezes, em saudade e violência, ou ainda em desamparo e angústia, uma análise pode mudar o modo como ela nos afeta. Talvez seja por isso que o analista é convocado a responder quando a civilização encontra o que a Lei não recobre. O que ocorre em uma análise pode servir ao horizonte da cultura? É possível passar dos limites e voltar para contar a história? De que modo? De que maneira o analista pode contribuir com uma reflexão política com relação à violência?
Os dois corpos da escrita
“A lição VI do Seminário da Orientação Lacaniana, de Jacques-Alain Miller, Peças avulsas, trata essencialmente das relações entre fala e escrita, no que concerne à clínica psicanalítica, sob o prisma do último ensino de Lacan e retoma a discussão implícita entre ele e Derrida.”
Pânico no ônibus
A teorização lacaniana da angústia - e sobretudo a diferença proposta por Lacan entre passagem ao ato e “acting-out” – são, aqui, retomadas para localizar sua importância. Isso, a partir de situações de pânico coletivo na cidade do Rio de Janeiro, de um episódio autobiográfico de Celso Athayde (boa parte deste texto compõe o primeiro capítulo de “Restos”).
Passe e Witz
“Passe e Witz” aborda a política do passe e seu efeito na instituição, e o dispositivo do passe análogo à estrutura do Witz. Texto originário da transcrição de uma “mesa de passe” coordenada por Ana Lúcia Lutterbach-Holck na EBP-Rio.
Passion: a Lacanian reading of Freud's affect
Este texto é baseado no curso "Paixões em análise" ministrado na EBP-Rio, no livro "A ética da paixão" (Vieira, M. A. Rio de Janeiro, JZE, 2001) e escrito para apresentação no the Lacan-Klein Lectures, Londres, Maio 2011.
Pequena introdução topológica à clínica do sinthoma generalizado
Apresentação do uso por Lacan do Nó Borromeu para transmitir o modo próprio de ação da psicanálise quanto a pontos de difícil acesso à intuiçção comum, delimitando uma clínica da não-relação.
Pesquisa, Psicanálise e Universidade: “Palavras-Chave” de um método
Apresentação do método desenvolvido sob o título “Pesquisa clínica” como tentativa de manter a especificidade do método psicanalítico no plano da pesquisa na universidade (com Ana Cristina Figueiredo e Leticia Nobre).
Prestadores de serviço no campo da saúde mental: o público, o privado e o inefável da loucura
Abordaremos nossa própria visão, muitas vezes turva, sobre a realidade dos hospitais psiquiátricos no Brasil. Ela se escora em um discurso que por vezes ofusca-se pelo ideal, da desospitalização. Visando uma nova realidade, esquece que a clínica muitas vezes é pesada, resistente e lastreia nossas pretensões com a presença maciça da impossibilidade (com Cristina Loyola).
Primeira 123456789 10111213Última

 



LITURA.COM.BR - Todos os direitos reservados - 2010
Webdesign: 'sandra go.ber.
Webdeveloper: RodrigoMDSantos