logotipo_litura


Artigos e Comunicações por ordem alfabética
        

Foram encontratos 129 registros, página 13 de 13
Sur la manie
A mania, síndrome psiquiátrica, é examinada à luz das indicações de Freud e de Lacan (em francês). Este artigo condensa o essencial, com relação à psicanálise de minha monografia para obtenção do “Diplôme Universitaire de Psychiatrie”). Um resumo, bastante conciso, pode ser lido em meu livro “A paixão”.
Traço e rede
"Creio que tanto experiência musico-poética descrita por Chico Buarque em "Dois Irmãos" quanto os primeiros acordes da quinta sinfonia de Beethoven se complementam presentificando o efeito do que Lacan chamou de pulsão invocante. É uma experiência de certeza. Somos intimados, mesmo que não se saiba bem por quem nem para quê. E nesse plano, silêncio e som estão tão próximos que se confundem."
Trovão e tônica
Este texto retoma do que desenvolvo em”Aparências” e “Sexo Cortês” para abordar a diferença entre o sujeito lacaniano e um “estatuto oriental do sujeito” delimitado por Lacan em Lituraterra e no Seminário 18. Esta diferença será ilustrada no campo das escalas melódicas, modal para o “estatuto japonês do sujeito”, tonal, para o ocidental.
Trueno y tónica
Versão em espanhol de “Trovão e tônica”.
Uma menina estranha e seu sintoma
Apresenta-se o livro de Temple Grandin e dele são examinadas algumas teses especificamente relacionadas à estabilização obtida pela autora com base em um uso peculiar do brete (máquina para imobilização de gado). O artigo aproxima, a seguir, este uso da teorização lacaniana do “sinthoma”, com base comentário de J. A. Miller deste conceito e de suas relações com o que a cultura denomina “invenção”.
United Symptoms
Versão, para o espanhol, do texto United Symptoms (ou A felicidade do sintoma: do ideal ao consenso).
United Symptoms (ou A felicidade do sintoma: do ideal ao consenso)
O Orkut e o Facebook como paradigmas da customização sintomática de nossos tempos: a cada um seus modos de gozo (seu sintoma). Esse texto retoma parte do curso: A política do sintoma.
Versões do lobisomen (O Homem dos lobos hoje)
“Extended play” do texto “O Homem dos lobos: A atualidade dos casos clínicos freudianos), com exemplos e esquemas não incluídos no texto publicado.
“Comment filmer la cruauté?”
Comparação entre o olhar com relação à violência em “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles e “O Homem que copiava”, de Jorge Furtado, retomada na introdução de “Restos – uma introdução ao objeto lacaniano da psicanálise” (em francês).
Primeira 456789101112 13Última

 



LITURA.COM.BR - Todos os direitos reservados - 2010
Webdesign: 'sandra go.ber.
Webdeveloper: RodrigoMDSantos