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Freud, indiferenciação, simbiose e alteridade; A alteridade do objeto; antievolucionismo freudiano: a constituição circular dos objetos; Lacan, objeto-Voz e objeto-Olhar; Ressonância: alucinação e canção.
Os três “a”s da presença em Laca: o outro imaginário (a’), o simbólico (A), e o real parcial (objeto a); O objeto-voz entre eu e Outro; sobre a teoria da Representação freudiana; A voz é polifônica.
A teoria lacaniana da alucinação: Neurologia e sensorium; Atribuição subjetiva, percebente e percebido; Injúria e certeza; O caso “Porca” e a atribuição subjetiva; S1 e sujeito; Esses Um e o grão da voz.
O caso da cena imposta; Palavras impostas, cena posta; Alucinação e extração da voz; As formas da certeza; A conexão da voz com o corpo; O Corpo do Analista e o DSM.
Fala, texto e significante; pequena exposição da teoria lacaniana da linguagem; A alucinação como Alucinação e canção; Primeiras noções do “som e sentido” de J. M. Wisnik; Sacrifício, assassinato e lálálíngua; Trovão, tambor, Nietzsche e João Gilberto.
Interpretação: imaginário, simbólico e real; o analista como Outro e como objeto; Analogia entre as estruturas clínicas e estruturas harmônicas; Tonal; Modal; A tônica equívoca.
Texto, furo e objeto; Retomada da sequência dos objetos “a”; Sobre o ritmo; Meu tio Iauaretê de Guimarães Rosa, ou a voz de Noel; Dissonância e surpresa – outro João.